terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Uma nova mídia, nova todo dia

Hoje não irei falar sobre meu trabalho.

The Story Beyond The Still: The Cabbie from Vincent Laforet on Vimeo.



Quem me conhece sabe que eu amo tecnologia, arte, cinema, fotografia, publicidade, música, entre outros assuntos. Sempre fui fascinado com as possibilidades trazidas pela era digital.


Hoje, os vídeos/filmes distribuídos pela internet são uma nova forma de pensar o entretenimento. Junto com os jogos, os vídeos produzidos com foco na distribuição web ampliaram as possibilidades e ofertas que antes ficavam concentradas na TV, DVD e CINEMA. You tube, vimeo, dailymotion, entre outros sites de vídeos, nos oferecem a oportunidade de contato direto com o trabalho de um videomaker ou cineasta da Suécia, da Etiópia, da China - em resumo, de qualquer lugar do mundo. Novas formas de contar história, fora dos formatos cinematográficos reconhecidos, são criados para a nova mídia.

Um exemplo disto, só para ilustrar o tema, é o concurso The Story Beyond The Still. Nele, o fotógrafo e videomaker VINCENT LAFORET nos mostra uma nova forma de criar vídeos/filmes.

Este fotógrafo, em parceria com a Canon, criou um vídeo, uma história nos moldes de Lost, Arquivo X, Fringe ou qualquer outra destas séries, em que o mistério aumenta a cada capítulo. O filme começa com uma foto, que deverá ser o ponto de partida do filme. No fim, a mesma coisa, outra foto fecha o filme, sendo que esta deverá ser a foto que irá iniciar o próximo capítulo.

O diferencial desta "série" é que o próximo capítulo pode ser feito por qualquer pessoa que queira produzir a continuação. Desta forma, o concurso já conta com dezenas (talvez centenas, não sei bem) de continuações.


O mais bacana é que após um determinado prazo (que já acabou para o capítulo 1), as pessoas terão que votar na continuação mais criativa produzida. Do vídeo aprovado pelo concurso, novamente serão abertas inscrições para o próximo episódio, indefinidamente.

É uma idéia arrebatadora: despertar as pessoas para a criação de histórias onde não haverá um criador central, apenas uma idéia inicial que terá desdobramentos imprevisíveis. Aonde a história nos levará? Só acompanhando para saber.

Para conhecer mais sobre o concurso e ver mais sobre os vídeos produzidos (alguns são pequenas preciosidades), acompanhe o link abaixo:
http://vimeo.com/groups/beyondthestill/videos

Nenhum comentário: