sexta-feira, 4 de julho de 2008

Imagem é tudo ou não é nada?

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Agência
Quadratta Comunicação & Design
www.quadratta.com.br

Cliente:
Academia CITYGYM
www.citygym.com.br


Uma empresa vale mais por sua marca ou por seu valor real?

Essa pergunta, tal qual a mítica esfinge, devora anunciantes, agências de publicidade, de design e de branding, fornecedores como gráficas, produtoras e, também, fotógrafos.
Quem me dera eu, num texto incrivelmente iluminado, criar um texto que finalmente resolvesse essa questão humanitária gravíssima (pelo menos grave para os envolvidos).

Não quero colocar aqui uma dissertação técnica sobre o assunto, enfadonha e prepotente, mas desejo levantar algumas questões para você pensar comigo:

1) Quantas vezes vc, só de olhar para um anúncio do Mac Donald's, ao deparar-se com aquela apetitosa foto de um hambúrguer gigante, você era tomado por uma vontade innncoontroláaavelll de atacar aquele lanche, como um animal irracional faminto?

2) Quantas vezes você sente sua boca secar, só ao escutar um garçom abrir uma lata ou garrafa de coca-cola ou de guaraná antártica? (Bem, eu não bebo, então para os bebuns de plantão, troca o exemplo para uma cerveja gelada).

3) Quantas vezes você vê um apple e sonha com ele, mesmo trabalhando com um PC?

4) E quando vc gosta de algum produto (moto, carro, câmera fotográfica, etc) e vê pessoas discutindo, algumas vezes calorosamente, dizendo que uma empresa é a melhor, o outro diz que não, a de sua preferência é a melhor (motos - suzuki x honda x yamaha // câmeras fotográficas = nikon x canon // carro = gol x palio x celta x ...).

Essses são apenas alguns exemplos de como a imagem de uma empresa ou um produto pode e DEVE SER trabalhada como um diferencial de vendas.

Claro, preço hoje em dia é fundamental. Muitas empresa de produtos e serviços "premium" estão pensando em como vender para camadas mais populares. Mesmo assim, marca, ou melhor, o imagético gerado por uma empresa, quando trabalhado de forma eficiente, é um diferencial importantíssimo.

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PARA TUDO AÍ
(comentário de um hipotético leitor):

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- O 1berto, textinho bunitin, mas kd as fotos? O que tudo isso tem a ver com fotografia?

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VOLTA AGORA PARA O BLOGUEIRO
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Bem caro leitor, para construir essa dita "imagem", é necessário utilizar diversas ferramentas, dentre elas:
- Motivação dos funcionários
- Metodologia
- Design
- Publicidade
- Atendimento
- Posicionamento correto
- etc etc etc

e, não poderia faltar, tenho que citar a FOTOGRAFIA.
Já imaginou o cartaz do Mac Donald's, da Coca-Cola, do I-Phone, com fotins merrequentas?

Construir uma imagem que valorize o conjunto imagético de sua empresa é importantíssimo.
Claro que a Coca-Cola vai pagar um fotógrafo que cobra R$ XX.XXXX,XX e uma empresa menor vai contratar um fotógrafo que cobra R$ XXX,XX. O importante, dentro da capacidade econômica de cada empresa, é contratar um profissional que entregue um trabalho condizente com os objetivos do branding da empresa.

Nas fotos acima, por exemplo, fiz algumas fotos para uma academia.

Essas fotos seriam usadas em uma série de peças publicitárias/informativas que seriam expostas dentro da academia.
Com o briefing, elaborei alguns ângulos mais versáteis, que permitissem a utilização em peças variadas. O resultado final, como podem ver, valoriza a empresa pela identificação que o leitor tem do estabelecimento, além de criar opções para a criação de todo uma identidade visual que inclui, também, a fotografia (junto com componentes como cor, texto, ilustração, etc).

Em breve pretendo colocar outros exemplos com clientes meus, a fotografia produzida e algum material que exemplifique a utilização da mesma.

Um comentário:

Gustavo Loureiro disse...

Parabéns pelo blog 1berto. Já está na lista do marketeando.

Abraços,
Gustavo Loureiro